Auditoria Interna
“A auditoria interna é uma atividade de avaliação independente dentro da empresa, que se destina a revisar as operações, como um serviço prestado à administração. Constitui um controle gerencial que funciona por meio da análise e avaliação da eficiência de outros controles.”
Objetivos:
– Acompanhar e monitorar o cumprimento das diretrizes estabelecidas pela administração superior;
– Dar suporte à administração da empresa identificando erros e falhas e propondo soluções para os mesmos;
– Avaliar a segurança e a integridade dos processos internos e externos, identificando os pontos fracos e fortes;
– Controlar e proteger o patrimônio da entidade;
– Efetuar auditoria das diversas áreas das demonstrações contábeis e em áreas operacionais;
– Monitorar uma gestão segura dos riscos do negócio e evitar a ocorrência de riscos e perdas em suas operações;
– Revisar e avaliar os controles internos da entidade;
– Verificar a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes;
– Verificar a necessidade de novas normas internas ou de modificação das já existentes;
– Verificar e revisar os principais ciclos operacionais da empresa;
– Verificar se as informações fornecidas à administração superior são corretas, completas e oportunas;
– Verificar se as normas internas estão sendo seguidas;
Segmentos da Auditoria Interna aplicados às entidades públicas ou privadas:
- Gestão Terceirizada da Auditoria Interna de Empresas – Gestão completa ou parcialmente terceirizada da função de Auditoria Interna de empresas, envolvendo a estruturação, controle e execução de auditorias, com enfoque no conceito de Gestão de Riscos de Negócio, Prevenção e Detecção de Perdas e Redução de Custos.
- Modernização e Controle de Qualidade da atividade de Auditoria Interna – Diagnóstico, planejamento e estruturação da função de Auditoria Interna das empresas. Envolve também o treinamento, capacitação e avaliação de equipes próprias dos clientes e revisão independente dos trabalhos de Auditoria Interna executados por essas equipes.
- Investigação de Fraudes – Análise das operações da empresa buscando determinar as causas de prejuízos identificados, quais falhas de controle possibilitaram a fraude, quem causou e qual foi o montante envolvido.